Obrigações Acessórias

Obrigações acessórias são declarações mensais, trimestrais e anuais, onde constam informações sobre a empresa. Elas devem ser declaradas ao Governo (federal, estadual ou municipal) e tem como principal objetivo que o próprio contribuinte (empresa) declare as informações solicitadas, podendo ser sobre a receita efetivada, os impostos apurados, além da parte trabalhista, quando são declaradas informações sobre a movimentação dos empregados na folha de pagamento e os encargos gerados sobre os salários pagos.


Este conjunto de relatório, ou obrigações acessórias, também variam em virtude do tipo de atividade e do regime tributário da empresa. De forma resumida podemos pensar em:

  • Emissão da nota fiscal de venda de mercadoria ou serviço
  • Emissão das guias de recolhimento dos tributos
  • Escrituração dos livros fiscais
  • Confecção e envio das declarações fiscais pertinentes
  • Demonstrações Contábeis
  • Folha de pagamento, contracheques
  • Confecção e envio das declarações sociais

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